domingo, 22 de janeiro de 2012

Capes divulga edital do Programa Professor Visitante do Exterior

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou  o edital n° 5/2012 para o Programa Professor Visitante do Exterior (PVE). O novo edital do programa tem fluxo contínuo e permite a vinda de professores estrangeiros para períodos de, no mínimo, 15 dias e, no máximo, 12 meses, para instituições de ensino superior e centros de pesquisa brasileiros. As inscrições podem ser realizadas até o dia 28 de dezembro de 2012.A seleção objetiva incentivar a realização de visitas de curta, média e longa duração a instituições brasileiras, de professores e pesquisadores atuantes no exterior, cuja formação e experiência profissional representem uma contribuição inovadora para cursos de doutorado brasileiros.

Proponentes
Estão aptas a apresentar proposta as instituições que cumulativamente possuam cursos de doutorado avaliados pela Capes; que forneçam garantia de local de trabalho e infraestrutura apropriada para a realização da atividade docente, de pesquisa e preparação de aulas dos pesquisadores; e que providenciem acesso às bibliotecas, Portal de Periódicos da capes, laboratórios e outras facilidades disponíveis da instituição, entre outros requisitos.

Benefícios
São itens financiáveis no âmbito do programa: bolsas de estudo e pesquisa com prazo de implementação e duração; auxílio-instalação para professores estrangeiros que não residam ou não tenham residido no Brasil nos últimos seis meses; e passagem aérea internacional.

Balanço
Nos últimos cinco anos, o PVE foi responsável pela vinda de 173 professores de 39 nacionalidades diferentes. Além de atuarem em atividades acadêmicas e de pesquisa, os professores visitantes ministram cursos e conferências. Mais de cem estudantes brasileiros de pós-graduação já foram orientados por professores visitantes.
Um dos participantes do programa, o físico Hans Micklitz, da Universidade de Colônia, Alemanha, desenvolveu no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), entre agosto de 2010 e agosto de 2011, estudos da competição entre os clusters ferromagnéticos e a matriz supercondutora focalizando a formação de fases de vórtices espontâneos, pesquisa que forneceu dados para pelo menos dois artigos científicos.
Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo do edital poderão ser obtidos pelo endereço eletrônico pve@capes.gov.br, ou pelo telefone +55 (61) 2022.6664.
(ACS/Capes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário