quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Agendamento para as provas do Supletivo Online será reaberto em fevereiro

A partir de 1º de fevereiro o agendamento para as provas do Supletivo Online será reaberto. A  Secretaria de Estado de Educação  informa  que as provas  poderão ser feitas de 6 de fevereiro a 14 de março de 2012, conforme previsto  em edital.
Em 2011 foram realizados 93.526 agendamentos e cerca de 80 mil pessoas se beneficiaram com a oferta do exame online.  O sucesso foi significativo que a gerência de Exames Supletivos da Seduc, publicará edital para a segunda edição do programa, já no primeiro quadrimestre de 2012.
Outra novidade implantada será à realização das provas por Área de Conhecimento. Hoje os candidatos se inscrevem por   disciplinas ou por Áreas de Conhecimento (Ciências da Natureza, Códigos e suas Tecnologias, Linguagem, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas, Códigos e suas Tecnologias). No novo sistema  será inserido um ícone com a indagação se o candidato já foi submetido à avaliação para eliminação de disciplinas.
O candidato terá que realizar o exame  por Área de Conhecimento. Por exemplo, ele pode realizar a prova na área de Linguagens e eliminar, de uma única vez, as disciplinas de língua portuguesa, língua estrangeira, educação física e artes. No caso de realização por área de conhecimento o candidato deve responder a 30 questões e, no caso da prova por disciplina, 20. Nos dois casos o candidato precisar pontuar positivamente 50% das questões para ser aprovado.

Inclusão/Desafios
O Exame Supletivo Online serve também como ferramenta de inclusão digital. Em todos os laboratórios (instalados em 22 Centros de Educação de Jovens e Adultos) onde as provas foram realizadas havia um técnico. A Seduc  disponibilizou máquinas com telas touch screen,  sensível ao toque, permitindo ao usuário sem afinidade com manuseio de equipamentos eletrônicos a realização do exame.
Um dos desafios dessa nova metodologia é atingir a todos os interessados em fazer o Supletivo. Dadas as dimensões de Mato Grosso, os 22 laboratórios distribuídos nos municípios pólos se fazem insuficientes.  A Seduc estuda a realização (mesmo que sazonal) de provas em alguns municípios para facilitar o acesso de quem reside no interior em cidades distantes dos Cejas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário