quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Procon orienta sobre uso do cartão de crédito

A utilização do cartão de crédito para compras vem crescendo a cada dia. Pela comodidade e agilidade, muitos consumidores deixaram de utilizar dinheiro e cheque preferindo o cartão de crédito. O PROCON Estadual verificou que os consumidores ainda têm muitas dúvidas sobre esse meio de pagamento, por isso, resolveu destacar algumas informações importantes para que o consumidor possa utilizar seu cartão, aproveitando suas vantagens e evitando problemas.
Primeiro, tenha certeza de que tudo que você vai comprar cabe no seu orçamento. Não utilize o cartão como um complemento de renda ou um segundo salário. Você sabe, no vencimento da fatura, você terá que efetuar todo o pagamento.
Se, no momento de pagar, o caixa da loja pedir um documento de identificação, não estranhe! É para sua própria segurança e evita que outras pessoas tentem usar o seu cartão.

Dicas:
• Não usar o cartão como se fosse um complemento da renda ou um segundo salário.
• Planeje suas compras e faça as contas para saber se o valor cabe no seu bolso.
• Em caso de compras parceladas, lembre-se de que terá um valor do orçamento já comprometido ao longo de alguns meses
• Pague o valor integral da fatura do cartão de crédito na data do vencimento
• Estabeleça um limite real de despesas e siga rigorosamente essa meta
• Só use o pagamento mínimo em uma emergência, quando, por exemplo, você gastou a mais e não tem alternativa para financiar a dívida.
• Escape dos juros para não entrar numa bola de neve. Se precisar, procure alternativas de financiamentos com juros mais baixos que o cartão.
• Guarde e some os comprovantes de compras para controlar melhor os gastos, enquanto a fatura não chega.

Como evitar dívidas com o cartão?
Assim que perceber que terá problemas para continuar pagando uma dívida, procure imediatamente o emissor do seu cartão e informe a sua situação.
Defina os gastos prioritários e corte os supérfluos, tenha certeza de que, ao renegociar a dívida, você conseguirá pagar as parcelas acordadas. Em alguns casos, o não pagamento da dívida renegociada pode fazer com que o valor devido volte ao seu patamar original, com multas e juros.
Uma vez quitada à dívida, comece a economizar para continuar mantendo uma vida financeira saudável.
O consumidor que quiser evitar o endividamento deve estar atento às facilidades do crédito e resistir aos apelos publicitários evitan¬do “comprar o que não precisa e gastar o que não tem”.
Use apenas um cartão de crédito. Com vários cartões aumenta o número de anuidades e fica mais difícil controlar as despesas. Evite sacar dinheiro com o cartão de crédito. Lembre-se de que os juros cobrados são altos.
O cartão de crédito pode ser cancelado a qualquer momento, mesmo com dívidas pendentes, assim, percebendo que não tem como pagar e que não consegue parar de gastar, o melhor pode ser o cancelamento. 

Informações:
Fones: 151 e 3613 8500

Nenhum comentário:

Postar um comentário