quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Sedtur implanta projeto 'Cama e Café' em Nobres

Os moradores do município de Nobres e da comunidade Bom Jardim estão participando do Programa Cama e Café que cria alternativa de hospedagem ao turista. O projeto, implantado pela Sedtur (Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo), além de estimular o turismo, gera renda e estimula o empreendedorismo local.
Nesta primeira fase, são 11 residências que participam do processo de qualificação e certificação que visa integrar os moradores como anfitriões e é uma forma de receptividade extra-hoteleira. “O Cama e Café orienta como atender bem o turista, como arrumar os leitos e preparar o cardápio do café da manhã. Isso tudo vai ajudar a população e também o município”, explica Domingos Mendes de Souza, um dos participantes do programa de qualificação, e revela que fez um pequeno investimento e adaptou sua casa para receber turistas que visitam Nobres e Bom Jardim. 
Outro exemplo, é o senhor Antônio Lima, 72 anos, localizada na comunidade de Bom Jardim. Ele conta que fez questão de participar do programa, pois viu que seria uma oportunidade de renda extra para a sua família já que é aposentado. “Fiz uma pequena reforma, adaptei a casa e comprei alguns produtos de cama e mesa. Gostaria que o turista se sentisse em casa”, comentou. 
A secretária de Turismo, Teté Bezerra explica que a ideia é desenvolver a prática do turismo domiciliar, cadastrando residências que possam servir de meios de hospedagem, principalmente nesse momento, onde Mato Grosso vai sediar a Copa do Mundo de 2014. “O dinheiro que entra com o turismo é redistribuído em outros setores, dinamizando as interações na comunidade. Além disso, diferentemente do que acontece em grandes empreendimentos hoteleiros, o dinheiro gasto pelos turistas em sua hospedagem vai direto e integralmente para as mãos da comunidade local. Na rede Cama e Café há uma integração das rendas, ao invés da exploração de recursos”, destaca. Teté Bezerra acrescenta ainda que "o Cama e Café tem a finalidade de valorizar a cultura local e desenvolver o turismo sustentável". 

Programa Cama e Café
Faz parte da formatação turística desenvolvida no município de Nobres pela Sedtur por meio do estudo da consultoria Secullos Tour, contratada para mapear, diagnosticar e formatar o setor turístico do município. O projeto é chamado de Sete Etapas e a quarta etapa é a capacitação para o atendimento ao turista.
Os proprietários das 11 residências que fazem parte do projeto participaram de oficinas e foram certificadas através de uma placa com um, dois ou três peixinhos (símbolo escolhido pelos participantes como mascote do programa) que determina o valor da hospedagem de acordo com a estrutura oferecida.
Na quinta etapa do projeto Sete Etapas serão realizadas visitas técnicas nos meios de hospedagem e nas estruturas públicas de atendimento ao turista. Entrevistas com os guias turísticos e pesquisa sobre a cultura e história local também serão realizadas. Outra ação é promover reuniões com grupos de empresários e prestadores de serviços do setor ligado ao turismo. Tudo isso tem como finalidade de envolver o trade turístico local no desenvolvimento do projeto e emprego de ações emergenciais de capacitação.

História
Os programas de casas de hospedagem tiveram início na Irlanda, na década dos anos 60, propagando-se pela Europa (sob a denominação Bed and Breakfast – B & B) e Estados Unidos. Durante a Copa do Mundo de Futebol da África do Sul, em 2010, as casas auxiliaram o processo de hospedagem de turistas no País.
A nova matriz de classificação hoteleira no Brasil contempla o Programa Cama e Café como alternativa de hospedagem, reconhecida pelo Ministério do Turismo (MTur), possibilitando também o enquadramento como Empreendedor Individual (EI) e inscrição no Cadastur – Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo brasileiro.

Maricelle Lima Vieira
Ana Karla Costa
Assessoria/Sedtur-MT




Nenhum comentário:

Postar um comentário