segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Chuvas seguram a colheita de soja

Em Mato Grosso a chuva tem segurado a colheita de soja. Segundo o IMEA (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária), a colheita praticamente não evoluiu nos últimos dias devido à chuva e pouco mais de 2,7% dos 6,9 milhões de hectares semeados com a oleaginosa foram colhidos no Estado.
Segundo o IMEA não há quebra de safra em Mato Grosso, maior produtor nacional de soja, mas um adiamento da colheita dos 5% das lavouras que já estão à espera das máquinas.
O prolongamento dessas chuvas na região deve provocar, no entanto, uma perda de qualidade do produto. Levantamento mais recente do IMEA indica que já estão aparecendo alguns talhões com grãos ardidos.
O excesso de chuva e a baixa radiação solar propiciam o aparecimento de doenças, principalmente da ferrugem. O tempo chuvoso dificulta o combate e o controle do fungo causador da ferrugem asiática, uma das principais doenças que atacam a soja neste período e afeta sobretudo, a produção e a lucratividade do setor.
Porém, o IMEA garante que a situação está sob controle, tanto da ferrugem, quanto da presença de grãos ardidos. Com um pouco de sol, a colheita recomeça, nas regiões produtoras do Estado. 

Segunda safra
A chuva contínua afeta também as lavouras de algodão já semeadas porque essa cultura não suporta um solo muito encharcado e atrasa o plantio do milho segunda safra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário