segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Projeto básico da construção da ferrovia Centro-Oeste está em andamento

A previsão de conclusão do Projeto Básico da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) é para final deste mês, para que a partir de fevereiro sejam abertas as licitações para a contratação de empresa responsável pela elaboração do projeto executivo da obra, é o que revela Rafael Barros, engenheiro residente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, na cidade de Lucas do Rio Verde.
Segundo ele, a previsão é dar início a segunda etapa em abril e concluir a elaboração do novo estudo no máximo até o final de 2012, para que a partir de 2013, a obra comece efetivamente.
O estudo tem como base o trabalho de sondagem e análise topográfica da área e visa definir a localização final da obra.
Quando concluída, a Fico irá interligar as cidades de Campinorte em Goiás a Vilhena em Rondônia, passando por Lucas do Rio Verde e beneficiando a economia de vários municípios, da região. Serão investidos R$ 6,4 bilhões na construção de 1638 quilômetros de ferrovia. Os recursos são do Governo Federal, através do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento).
Estimativas apontam que depois de concluída, a ferrovia irá transportar aproximadamente 26 milhões de toneladas somente de grãos, com economia e agilidade significativas para todos os setores, além de atrair grandes projetos industriais, comerciais e de serviços, em Lucas do Rio Verde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário