segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Estudante de Barra do Bugres é eleito parlamentar juvenil do Mercosul

Estudante de Barra do Bugres é eleito parlamentar juvenil do Mercosul
2012. O eleito foi o estudante Vinícius Rodrigues Oliveira dos Santos, 17, que cursa o 2º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual de Campo 7 de Setembro, localizado no distrito de Assari, no município de Barra do Bugres. A eleição ocorreu na sexta-feira, dia 3 de agosto no evento de três dias realizado em Brasília.
Vinicius e outros dois alunos mato-grossenses participaram da seletiva nacional que reuniu 81 alunos de escolas públicas do País, para discussão da temática o ‘Ensino Médio que Queremos’. A técnica da Coordenadoria de Projetos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Telma Peres, contou que o resultado foi definido após três dias de atividades coletivas.
“Todos os alunos votaram e os mais votados foram eleitos para representar o País no PJM que ocorrerá em Medelim, na Colômbia, nos dias 27 e 28 de agosto de 2012. São 27 representantes, um de cada Estado”, contou. No evento a delegação brasileira debaterá junto com os parlamentares juvenis da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, Uruguai e Venezuela a proposição de ações para formação política e cidadã dos jovens da região e melhorias para a Educação.
O estudante Vinícius Oliveira substituirá Ana Cristina Soares de Almeida, 17, da Escola Estadual Angelin Francisco Mazzutti, da cidade de Campos de Júlio. Na ocasião, a mato-grossense representou o Estado na reunião ocorrida em outubro de 2010, em Montevidéu, no Uruguai. O mandato do parlamentar tem duração de dois anos.

Categorias
Para 2012, o Programa Parlamento Juvenil do Mercosul estabeleceu categorias para a seleção da fase estadual: um representante do sexo masculino, outro do feminino e um terceiro representando a diversidade brasileira (racial, cultural e/ou inclusiva).
A escolha no Estado ocorreu após a apresentação de sete redações à Seduc. “Sete estudantes se inscreveram e enviaram redações para à Secretaria sobre a temática proposta. Professores de língua Portuguesa e Sociologia fizeram a correção e escolha dos três que foram à Brasília”, lembrou Telma Peres.

Volney Albano
Assessoria /Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário