domingo, 12 de agosto de 2012

Participação do Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres poderia ter sido melhor

O Brasil encerrou a sua participação nas Olimpíadas de Londres, com a emoção da pernambucana Yane Marques que conquistou o bronze; medalha inédita no pentatlo moderno. No combinado, Yane Marques dividiu a disputa com a líder da prova, Laura Asadauskaite, da Lituânia, nos primeiros metros de corrida.
O esporte tradicional nas Olimpíadas foi criado em 1912, é dividido em cinco modalidades. Yane Marques enfrentou mais de dez horas de competição, conquistando o terceiro lugar com os resultados da esgrima, natação, hipismo e combinado (alternância de corrida e tiro esportivo).
Com o resultado inédito no pentatlo, o Brasil ganha mais uma posição e fica no 22º lugar no ranking de medalhas, com três de ouro, cinco de prata e nove de bronze.
Na natação, a brasileira concluiu os 200 metros livres em sexto lugar e somou 1.152 pontos no hipismo, ficando em 9º lugar na classificação geral.
Os Estados Unidos continuam na liderança do quadro de medalhas nos Jogos de Londres, com 104 conquistas, sendo 46 medalhas de ouro, seguidos pela China, que conquistou 87 medalhas, sendo 38 de ouro. A Grã Bretanha se mantém na terceira posição, agora com 65 medalhas, sendo 29 de ouro e passando a contabilizar 17 de prata.
O resultado conferiu ao Brasil a melhor participação nas Olimpíadas, mas, por outro lado está longe de ser uma potência na competição.  Alguns resultados frustraram a participação nos Jogos, como o futebol masculino e feminino. Nem Neymar e nem Marta corresponderam à fama que eles têm.
A próxima Olimpíadas será realizada no Rio de Janeiro em 2016, no Brasil. Serão quatro anos para preparar a cidade para os jogos e os atletas, para as competições esportivas.
O desafio é a destinação dos recursos para a formação dos atletas, desde as escolas, em todo país, devido o desvio de recursos públicos, que é comum nas esferas do poder, no Brasil.
A verba que sobra não é suficiente para universalizar o atendimento e melhorar a performance dos atletas. Com isso, muitos talentos são desperdiçados , por causa da má gestão da política, em todo Brasil. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário