A
Justiça Eleitoral começou a divulgar a campanha Voto Limpo, por meio de peças
publicitárias no rádio e na televisão. As mensagens pretendem estimular os
eleitores a participar do processo eleitoral e a escolher candidatos ficha
limpa, ou seja, sem problemas na Justiça.
De acordo com informações do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a
campanha é composta por cinco filmes e cinco peças de divulgação para rádio.
Cada peça publicitária tem 30 segundos e trata de temas relacionados à Lei
Complementar 135/2010, a chamada Lei da Ficha Limpa, que vale para as
eleições municipais de outubro deste ano.
Os filmes e a propaganda de rádio alertam os eleitores para a
importância de pesquisar o passado dos políticos e conhecer as propostas de
cada um. As mensagens da campanha incentivam a participação no pleito de
eleitores de todas as idades, inclusive os que têm 16 e 17 anos e os maiores de
70 anos, para os quais o voto é facultativo.
Nas eleições anteriores, as campanhas da Justiça Eleitoral tinham
início com 60 dias de antecedência. Neste ano, a campanha, de acordo com
o TSE, ficará no ar nos 45 dias que antecedem o primeiro turno da eleição.
A campanha vai ao ar até o dia 4 de outubro e, nas localidades
onde houver segundo turno, será retomada logo após o anúncio do resultado do primeiro
turno, devendo ser encerrada no dia 26.
A decisão de exibir a campanha no mesmo período da propaganda
eleitoral gratuita foi da presidenta do TSE, ministra Cármen Lúcia. A medida
levou em conta uma pesquisa realizada a pedido do TSE que constatou que
os eleitores tinham dificuldade em se lembrar das campanhas anteriores, que
eram iniciadas 60 dias antes do pleito.
A escolha do tema Voto Limpo, de acordo com o TSE, também foi
feita com base no resultado da pesquisa. O estudo apontou que a Lei da Ficha
Limpa ainda é pouco conhecida pelos eleitores, apesar de ser uma lei gerada por
iniciativa popular.
Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário