terça-feira, 21 de agosto de 2012

O primeiro dia dos candidatos no programa eleitoral gratuito

A primeira aparição dos candidatos no programa eleitoral gratuito serviu para começar a conhecer um a um os postulantes ao Palácio Urbano Rodrigues Fontes.
O tempo reservado candidatos a vereadores é curto. A apresentação é rápida e mal dá para falar o nome e o número e mais um pouco da atuação parlamentar. O jeito é inovar.
Foi o que fez o candidato Armandinho Paese, da Coligação Diamantino, a Hora é Agora, Vamos Renovar.
De cara, no primeiro programa Armandinho já abriu mão do subsídio de vereador em favor de uma entidade filantrópica. Ele não quer o dinheiro referente á remuneração, pelo cargo. Fazendo as contas, entre subsídio e verba de representação, são mais de 7 mil reais destinados às causas sociais.
O candidato é empresário do setor de materiais de construção.

O discurso do candidato é parecido ao de Diego Terron que ganhou as eleições  em Diamantino em 1989. Depois de tomar posse, o vereador passou o dinheiro para a Apae por algum tempo, depois suspendeu a oferta. Por motivo de transferência para outra cidade, deixou o cargo. 

Essa virtude do candidato Armandinho Paese pode estar com os dias contados, pois tramita no Senado a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que põe fim ao pagamento da remuneração de vereador em municípios com até 50 mil habitantes. A PEC está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado. 

De autoria do senador Cyro Miranda (PSDB-GO), o texto foi subscrito por outros 30 parlamentares. Se aprovada pelo Congresso Nacional, a proposição deverá atingir cerca de 90% das câmaras municipais do país.

Com essa medida os vereadores passarão a assumir o cargo eletivo em razão de sua condição cívica, de sua honorabilidade ou de sua capacidade profissional e imbuídos com a ética, o interesse público e o desenvolvimento local.

Benedito Cruz de Almeida
Agência Agora 

Nenhum comentário:

Postar um comentário