sexta-feira, 18 de maio de 2012

Deputado cobra ampliação do Luz Para Todos em Mato Grosso

Em 2003, o então presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu início ao programa Luz para Todos, que tinha como objetivo acabar com a exclusão elétrica no país, levando acesso gratuito a todas as famílias rurais. No final de seu mandato, o governo ainda não havia conseguido atingir sua meta e o programa, foi mantido pela presidente Dilma Rousseff (PT).
Mas a exclusão  elétrica ainda é um sonho distante no Estado. De acordo com a concessionária de energia, o novo lote do Luz Para Todos prevê a  instalação de cinco mil pontos, quando a demanda é de aproximadamente 25 mil famílias. Para efetivar o conceito de democratização, o deputado estadual Dilmar Dal’ Bosco (DEM) solicitou, por meio de Indicação, a interferência da bancada federal mato-grossense junto ao Ministério de Minas e Energia e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para cobrar o aumento  das unidades destinadas a Mato Grosso.                        
“Acredito que o Luz Para Todos é o programa de inclusão mais audacioso do mundo, mas infelizmente, algumas questões políticas são levadas em conta na hora da distribuição dos benefícios, como por exemplo, a representatividade eleitoral dos estados. Por isso a necessidade da intervenção de nossa bancada, que apesar de pequena, é muito respeitada em Brasília”, ponderou Dal’Bosco.
Consciente da importância do projeto, Dilmar afirma ainda que o programa federal possibilitou a fixação de milhares de famílias ao campo, clientes da energia elétrica  que agora podem usufruir de equipamentos para manutenção e beneficiamento de sua produção, melhorando a renda e a qualidade de vida.

Prazo ampliado 
O Luz Para Todos  é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, operacionalizado pela Eletrobrás e executada pelas concessionárias de energia elétrica e cooperativas de eletrificação rural em parceria com os governos estaduais.
Dados do Aneel apontam que  80% da exclusão elétrica no Brasil  encontra-se no meio rural. Quando foi criado em 2003, o programa tinha encerramento previsto para o ano de 2008. Mas durante a execução do Programa, novas famílias o acesso a eletricidade foram localizadas e, em função do surgimento de um grande número de demandas, o Luz para Todos foi prorrogado para ser concluído no ano de 2011.
Porém o Censo 2010, do IBGE, apontou a existência de uma população ainda sem energia elétrica, principalmente, nas Regiões Norte e Nordeste e nas áreas de extrema pobreza. Para atender a essas famílias, o Governo Federal, por meio do Decreto nº 7.520/2011, instituiu uma nova fase do Programa, agora para o período de 2011 a 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário