domingo, 13 de maio de 2012

Estudantes podem inscreverem ao Programa Parlamento Jovem Brasileiro


Os alunos que cursam o 2º ou 3º ano do Ensino Médio nas Escolas de Mato Grosso têm apenas 30 dias para se inscreverem no Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). O programa federal está desde o dia 15 de março com as inscrições abertas e entra agora na etapa final dessa fase.

Os interessados devem efetivar as inscrições nas secretarias de suas respectivas escolas até o próximo dia 15 de junho. Para isso, precisam elaborar um Projeto de Lei (PL), que deverá ser apresentado juntamente com a ficha de inscrição e a documentação requerida.
 

O projeto deverá abordar algum tema das seguintes áreas: agricultura e meio ambiente; saúde e segurança pública; economia, emprego e defesa do consumidor; educação, cultura, esporte e turismo.

Caberá as unidades de ensino encaminharem os trabalhos para a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) que estabelecerá uma comissão para análise do material. Os quatro melhores PLs serão enviados  ao Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que juntamente com a Câmara dos Deputados apontará o vencedor.
 

O estudante cujo projeto for selecionado, na etapa final, será o deputado federal jovem do Estado. O resultado será anunciado no dia 10 de agosto. O PJB ocorrerá entre os dias 24 a 28 de setembro, em Brasília. Na ocasião, o representante matogrossense se juntará a outros 77 parlamentares para participação de uma semana de atividades na Câmara.

Histórico

O Parlamento Jovem Brasileiro ocorre desde 2004 e tem por finalidade possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Casa de Leis do país. No período que os parlamentares jovens estão na Capital federal eles atuam nas Comissões da Câmara, elegem a mesa diretora e trabalham para aprovação de seus projetos que podem ser utilizados pelos deputados sênior.

Em 2011, Mato Grosso foi representado no PJB pelo estudante, Raviano dos Santos Coelho, 18, aluno da Escola Estadual Antônio Gomes Primo, de São José do Xingu (952 km de Cuiabá). O PL apresentado pelo deputado jovem teve como tema: Produção Agrícola de Maneira Sustentável.
 
    Calendário
Período de Inscrição
15 de março a 15 de junho
Os estudantes devem entregar suas inscrições na própria escola durante esse período.
Entrega dos projetos préselecionados
Pelas Secretarias de Educação ao
Consed
27 de junho
Só serão aceitas inscrições que cheguem à sede do Consed, em Brasília, até essa data limite.
Divulgação do resultado do processo seletivo
10 de agosto
O resultado é disponibilizado na página do PJB no portal da Câmara dos Deputados
Realização do PJB
24 a 28 de
setembro
O PJB é realizado nas dependências da Câmara dos Deputados em Brasília

Volney Albano
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário