quinta-feira, 24 de maio de 2012

Vacinação contra a gripe é prorrogada até 1º de junho


A Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT) segue o calendário do Ministério da Saúde que prorrogou a 14ª Campanha de Vacinação contra Gripe até o dia 1º de junho. A ampliação do prazo, que terminaria nesta sexta-feira, dia 25, possibilitará que um número maior de pessoas se vacine e se proteja da doença. 
Até esta quinta-feira, dia 24, em Mato Grosso foram vacinados 210.185 pessoas, o que representa 49,44% do público alvo, formado por pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, crianças entre seis meses e menores de dois anos, gestantes e povos indígenas. A meta da campanha é imunizar 80% deste grupo prioritário. 
A Secretaria alerta para a importância da vacina, que é oferecida gratuitamente nos postos de saúde de todo o Estado. A vacina é segura e protege contra os três vírus que mais circulam no Brasil. A prorrogação é para que todas as pessoas, que não tiveram tempo de ir aos postos de saúde, possam se vacinar contra a gripe e estejam protegidas no inverno, período de maior circulação do vírus. A vacina é a melhor maneira de evitar a doença. 
O superintendente de Vigilância em Saúde de SES, Oberdan Lira, diz que a vacina é segura e que as únicas reações adversas são a  dor e sensibilidade no local da injeção. “Só quem tem alergia a ovo não pode tomar a vacina”, ressaltou. 

 Parcial
Até o momento, o Estado vacinou 57,2% de crianças. Em números, significa que 41.604 crianças, entre seis meses e menores de dois anos, já foram protegidas contra a gripe. 
Na sequência, 18.260 mil trabalhadores de saúde já receberam a vacina, o que corresponde à taxa de 46,80% do total de quase 39.021mil profissionais. Mais de 128.173 mil idosos também já se vacinaram contra a gripe. A cobertura neste público é de 53,49%, do total de quase 239.626 mil pessoas com 60 anos ou mais. As gestantes respondem pelo percentual de cobertura de 45,91%, o que representa 16.625 mil futuras mães vacinadas, de um total de 36.365 mil. É importante relembrar que as gestantes podem tomar a vacina, independentemente do período da gestação, não oferecendo nenhum risco para ela ou para o seu bebê. A população indígena alcançou 19,12% de cobertura, de um total de 37.374 mil índios. 
A escolha dos grupos prioritários foi recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), respaldada em estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. Ao vacinar os grupos prioritários, quebra-se a cadeia de transmissão para a população em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário