domingo, 27 de maio de 2012

Lucas do Rio Verde é a atual referência do agronegócio no Estado

A reportagem de Morris Kachani para a Folha de São Paulo mostrou o crescimento do agronegócio em Mato Grosso, impulsionado pela colheitas de grãos e pelo aumento no tamanho do rebanho bovino.
Na agricultura, o Estado é o maior produtor de soja do Brasil, com colheita de  21,4 milhões de toneladas na presente safra.
A reportagem citou Lucas do Rio Verde com o grande município que representa o atual ‘boom’ do agronegócio, que aparece bem posicionado no ranking de municípios brasileiros com o melhor índice de desenvolvimento social e econômico, de acordo com a Firjan.
Desmembrado de Diamantino em 1988, Lucas do Rio Verde tem cerca de 50 mil habitantes (mais do dobro de Diamantino) é uma referência na economia e no desenvolvimento humano. As miaores empresas do setor estão instaladas na cidade, como a Bunge, BR Foods.
Um ponto apontado pela reportagem foi a infraestrutura rodoviária do Estado, cuja precariedade das estradas e a falta de um sistema intermodal elevam o custo final do produto, no próprio mercado interno e no exterior.
Para o escoamento da safra é esperado a conclusão da BR 163 até o porto de Santarém e o aproveitamento da navegação pelo Rio Madeira e uma nova rota fluvial, pelo Rio Teles Pires – Tapajós. No futuro, a ferrovia servirá como alternativa de transporte em Mato Grosso.
A agricultura por sua vez se tronou uma atividade concentradora. Os grandes empreendimentos rurais estão abocanhando enormes áreas de terras numa concentração de poder econômico no campo. Além disso, existe o risco de contaminação do meio ambiente e da população pelo uso exorbitante de agrotóxicos na agricultura, como demonstrou a pesquisa feita pela bióloga Danielly de Andrade Palma, apresentada na UFMT que apontou a presença de agrotóxicos no leite materno, colhido em Lucas do Rio Verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário