segunda-feira, 21 de maio de 2012

Simpósio em Cuiabá debate crack e outras drogas

Será realizado esta semana, entre os dias 23 e 25, o simpósio“Enfrentamento do crack e outras drogas: desafios e possibilidades”. Com início marcado para 08h, no Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o simpósio conta com a participação dos Conselhos Regionais de Medicina, Psicologia, Serviço Social, Enfermagem e a Associação de Agentes Comunitários de Saúde de MT, assim como de professores da UFMT e profissionais relacionados à área. 
O evento marca o encerramento dos cursos de capacitação e atualização, oferecidos pelo Centro de Referência para a Formação Permanente dos Profissionais que Atuam nas Redes de Atenção Integral à Saúde e de Assistência Social com Usuários de Crack, outras Drogas e seus Familiares (CRR), vinculado ao Núcleo de Desenvolvimento em Saúde (NDS) do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da UFMT. Concluem os cursos mais de 250 profissionais que atuam nos Programas de Saúde da Família (PSF), nas redes do Sistema Único de Saúde (SUS) e no Sistema Único de Assistência Social (Suas).
Na palestra de abertura, o Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Robson Robin, vai falar sobre os Centros Regionais de Referência (CRR) como Política Nacional de Enfrentamento do crack e outras drogas. Outro tema abordado na quarta-feira (23) será o da assistência governamental e não governamental. O primeiro dia reserva ainda um momento específico para se discutir os aspectos jurídicos da Lei 11.343/2006, com a participação do professor Naldson Ramos, do Núcleo Interinstitucional de Estudos da Violência e da Cidadania da UFMT (Nievci).
O segundo dia pretende abordar as questões relativas à educação e à prevenção do uso de drogas. No período da tarde deste dia, a professora Delma Perpétua, do ISC, coordena a mesa que vai debater o preconceito em relação aos dependentes químicos e à repercussão na sociedade. Também serão expostos os trabalhos e pesquisas finalizados e em andamento na UFMT sobre o tema do crack.
Para finalizar a programação, a sexta-feira (25) vai tratar da diminuição da oferta e da demanda pelas drogas, com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil de MT (OAB/MT) e do Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron).


Nenhum comentário:

Postar um comentário