sábado, 24 de setembro de 2011

Candidatos ao Conselho Tutelar de Diamantino estão pedindo votos na rua

Os candidatos ao Conselho Tutelar de Diamantino estão nas ruas, pedindo para o pleito, que aliás, é tão concorrido, como se verifica, anos após anos. 

O ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90), com o escopo de criar um organismo especializado na defesa dos interesses das crianças e dos adolescentes, estabeleceu a criação do Conselho Tutelar; órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

O ECA prevê que em cada município haverá, no mínimo, um Conselho Tutelar,  composto de cinco membros, escolhidos pela comunidade local para mandato de três anos, permitida uma recondução. Os conselheiros são escolhidos através de eleição direta.

Essa condição acirra a disputa pelos cargos remunerados. Antes da eleição os candidatos são peneirados numa prova escrita, de caráter eliminatório.

Por tradição, a eleição é muito disputada em Diamantino. No pleito passado, a conselheira mais votada conquistou mais votos que muitos vereadores que hoje estão no cargo.

A eleição está marcada para o dia 9 de outubro, em Diamantino, nos seguintes locais: Escola Plácido de Castro; Criança Feliz; Castro Alves (Caeté); Maria Euzébia (Bojuí) e Décio Furigo (Deciolândia). Dezessete candidatos disputam as cinco vagas do Conselho Tutelar de Diamantino e outros cinco, abaixo dos primeiros, ficam na suplência.


Candidato
Número
ELIZA Maria de Moraes
01
SILVANA da Silva Oliveira 
02
LUCÉLIA Regina Vanni
03
ANDRÉIA GAUCHINHA Almeida Campos   
04
LETÍCIA Maria da Silva
05
LuciMARA F. Camargo
06
JUCIMÉIA NÉIA Pereira da Costa  
07
RAQUEL Valéria S. PINHO
08
ADÃO JULIANO de Arruda
09
OSMAR MENDES de Souza
10
ALENIR do E. Santo Arruda 
11
IRENILDA Almeida da Silva 
12
BRUNO Rodrigues S. de Toledo
13
DANILO José ORMOND
14
ELENICE do Carmo de S. Silva 
15
CONSUELO de Fátima Rodrigues Vanni
16
SELMA Paulina da Silva Siqueira
17


Nenhum comentário:

Postar um comentário