segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Vereador Ticão 'descobre' farinheira parada há 12 anos em Diamantino

Enquanto muitos municípios buscam recursos junto ao Estado e a União para adquirir e implantar farinheira industrial, a Prefeitura de Diamantino se dá ao luxo de ter uma, encostada e enferrujando, há mais de 12 anos.

O equipamento foi doado ao município pelo governador Dante de Oliveira, para ser implantada na comunidade do Saltinho, ou Dois Irmãos. 

De lá para cá já se passaram dois mandatos do prefeito Chico Mendes e está vencendo, o atual, do prefeito Juviano Linbcoln e a farinheira continua sem utilidade, numa total irresponsabilidade dos prefeitos e dos secretários municipais que passaram pela gestão. O Jornal Agora já denunciou o descaso, por diversas vezes, em sua edição impressa. 

O vereador Wilson Pentecostes dos Santos, o Ticão levantou a questão na Tribuna da Câmara Municipal, quase pedindo clemência ao prefeito, para colocar o equipamento em funcionamento. Na verdade, pelo tempo que já se passou, o vereador foi benevolente, pois o prefeito teria que ser responsabilizado pelo descaso.
Agindo assim, o prefeito inviabiliza a atividade dos pequenos produtores rurais, na agricultura familiar.

O mesmo vereador ficou perplexo ao saber que o leite produzido em Diamantino é comercializado a um laticínio em Nova Marilândia. N o entanto, se o vereador Ticão estivesse bem informado não ficaria surpreso com a informação. O leite é entregue em outro município, porque o governo municipal não possui uma política voltada para o fortalecimento da  agricultura familiar e nem incentiva o cooperativismo. A bacia leiteira cresceu em Diamantino, interdependente da atuação do prefeito.  O Banco do Brasil, através do Programa 'BB Convir' financiou a aquisição de matrizes, com alta linhagem de produção e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais atuou como agente, na divulgação e melhoria da atividade, em locais como Bojuí, Caeté e Saltinho.  

Recentemente, Roberto Casseta ou Roberto Português deixou a secretaria municipal de Agricultura, Comércio, Indústria e Meio Ambiente e  como diz no jargão, já foi tarde.
Com ele no cargo foram três anos de atraso imposto à atividade. Existem mais de 1.200 pequenas propriedades rurais no município e a produção está muito aquém do potencial produtivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário