domingo, 4 de setembro de 2011

Filhos de Francisco encerram neste domingo a ExpoDiamantino

Zezé Di Camargo e Luciano, um dos mais importantes cantores da música sertaneja no país, se apresentam neste domingo (4 de setembro), no encerramento da ExpoDiamantino.

Os  meninos, de origem  humilde, alcançaram fama e prestígio de Pirenópolis a Tóquio. Hoje, a  dupla já atingiu a  marca de 36 milhões de copias vendidas, em 21 álbuns (sendo 18 de carreira, dois em espanhol e um álbum duplo ao vivo), em 19 anos de carreira.

Zezé e Luciano ganharam  dois Grammys latinos, um como Melhor Álbum de Música Sertaneja  em 2004 e outro na categoria de Melhor Álbum de Música Romântica (2005). Ainda em 2004 levaram prêmio como Melhor Dupla da ABL (sim, a Academia Brasileira de Letras!). Também conquistaram  de dois troféus na categoria de Melhor Dupla de Canção Popular, do Prêmio Tim de Música (2006 e 2007). Em 2009 e 2010, mais dois troféus com a mesma categoria no prêmio que mudou de nome, ‘Prêmio da Música Brasileira’.

Fã de Tonico e Tinoco, seu Francisco, um lavrador de Pirenópolis, cidadezinha do interior de Goiás, acalentava um sonho: ter dois filhos homens que pudessem formar uma dupla sertaneja. Quando nasceu Mirosmar José, o primogênito da família Camargo. Depois veio Emival, o parceiro que faltava.

Foi em 1991 que Zezé Di Camargo e Luciano lançaram seu primeiro disco. Em dois meses "É o Amor" alçava seus intérpretes ao primeiro lugar no hit parade. Em seis meses o CD de estréia dos cantores ganhava disco de platina duplo por 750 mil cópias. Em pouco mais de um ano atingia a casa de 1 milhão de cópias.

Veio o segundo disco e 1,3 milhão em vendas; o terceiro, e mais 1,52 milhão; o quarto somou 1,6 milhão; o quinto, 1,7 milhão; o sexto rendeu 1,8 milhão, o sétimo, 1,85 milhão e o oitavo chegou a 1,9 milhão. Mal acostumados, no melhor sentido, os dois nunca mais abandonaram a casa do milhão. No dia 19 de abril de 2000, saiu o 1º CD ao vivo, duplo, com os grandes sucessos da carreira: 1,7 milhão de cópias vendidas. Isso sem falar nos álbuns em língua castelhana, lançados em 94 e 2002. Prestes a completar 20 anos de carreira e com a marca de 30 milhões de cópias, eles também apresentam três DVDs, que estão na lista dos mais vendidos do Brasil. Vale ressaltar que em 2009, a dupla se destacou como o segundo CD mais vendido do Brasil, com 450 mil exemplares. Em tempo: “Double Face”, atual álbum,  figura em segundo lugar na lista dos mais vendidos do país. Lançado há quatro meses, já ultrapassou a marca de 100 mil cópias vendidas, trunfo inédito para os dias atuais, em que a pirataria toma conta de um mercado às voltas também com a “mordomia” da Internet, que propicia formas de adquirir músicas sem custos ou ir às lojas.

 A saga da dupla virou filme:  “2 Filhos de Francisco”. Em 2005 o filme foi visto por 5,6 milhões de espectadores que fizeram do título o filme brasileiro mais visto naquele ano, batendo “Harry Potter e o Cálice de Fogo”, “Os Incríveis”, “Madagascar”, “Batman Begins” e “Star Wars – Episódio 3”. Soma-se a esse mérito a indicação para representar o Brasil como pré-candidato ao Oscar na categoria de ‘Melhor Filme Estrangeiro’. Não foi escalado pela Academia de Hollywood, mas em compensação entrou para o Guiness World Records como o filme que conseguiu reunir em uma única sessão o maior número de espectadores ao ar livre. A exibição aconteceu na véspera do aniversário da cidade de São Paulo, dia 24 de janeiro de 2006. O recorde foi batido na Estação da Luz, no centro da capital paulista.

Em dezembro de 2005, com o lançamento do DVD de “2 Filhos de Francisco”, mais um recorde atingido: 600 mil cópias vendidas. Estatísticas à parte, a dupla é mais do que líder no mercado fonográfico e se consagrou  por crítica e público no território cinematográfico.

São formas e formas de cantar e contar o que os números traduzem como sucesso desses meninos de Goiás. Hoje, o palco será deles, na ExpoDiamantino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário