quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Super-setembro marcante em Diamantino

Setembro entrou para a história de Diamantino, não somente por ser o mês do aniversário da cidade, mas pelos acontecimentos políticos, cujo legado é uma lição para ser guardada e refletida e um guia, doravante, para a população visualizar o presente e projetar o futuro, na dinâmica pessoal e dentro do interesse coletivo.
Nesse contexto, a ExpoDiamantino jamais será o mesma. Ele até poderá receber recursos públicos, como quer o vereador José Rosevaldo Severo de Souza, o Zé Barbudo, através da criação de um rubrica própria, no orçamento da Prefeitura, no valor de 220 mil reais, para esse fim, já regulamentado, por anuência legislativa. A Exposição terá que ser reinventada, modernizada, transparente  e ir além do formato atual. 


Como gestor municipal, o prefeito Juviano Lincoln foi o protagonista principal de todo imbróglio; sendo já uma figura conhecida; que decepciona mais, a cada momento. Sua administração está arruinando o município. A economia está enfraquecida e os serviços sociais são precárias. O prefeito está inibindo o desenvolvimento municipal. 
Na mão da fiscalização, a Câmara de Vereadores está mais para legitimar e apoiar  a administração do prefeito Juviano Lincoln. O caso da criação da CPI da ExpoDiamantino, abortada por forças externas levou o vereador Antonio dos Santos Vasconcellos a mudar de atitude, suprimindo a assinatura e a palavra dele a uma iniciativa de moralidade, que buscava investigar o prefeito, dentro da atribuição exclusiva do Legislativo que é fiscalizar.
O vereador Antonio Vasconcellos perdeu a oportunidade de ficar ao lado do povo e de firmar sua carreira política. Com o episódio o vereador ficou desmoralizado e subalterno, sem iniciativa própria. 
Os vereadores Edevaldo Alves Teixeira, o Jabuti e Edílson Mota Sampaio saíram fortalecidos politicamente. Eles assumiram a bandeira da CPI e têm agidos como fiscais do povo, em outras situações. Porém, o momento exige mais dos vereadores. Diamantino precisa ser passado a limpo. 
O grande nome do mês de setembro não tem identidade; é anônimo, mas tem valor, pois denunciou o repasse de recursos públicos da Prefeitura para pagar as despesas da ExpoDiamantino. No entanto, a elogiada é a promotora de Justiça Anne Karine Louzich Hugueney Wiegert, que deu andamento à denúncia e comprovou a irregularidade do prefeito Juviano Lincoln no repasse dos referidos recursos. A ação da promotora lavou a alma da população e renovou a esperança do cidadão, quanto a gestão correta do parco dinheiro público. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário