domingo, 18 de setembro de 2011

Uma batalha inglória: dois contra seis


Enquanto não esfria o assunto, a atenção vai se voltar para a Câmara Municipal de Diamantino, acerca da criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) na Casa, para investigar o repasse de recursos públicos do Município à ExpoDiamantino, para pagar cachês de cantores nacionais no evento, feito pelo prefeito Juviano Lincoln. 

A atual formação da Câmara, com seis vereadores da situação (Antonio Vasconcellos, Bodão, Carlinhos Gaino, Galego, Zé Barbudo) indica que no Plenário a criação de uma CPI é uma aspiração que tende a não prosperar na Casa, pois o colegiado é ligado ao prefeito Juviano Lincoln. 

A Lei Orgânica, no artigo 30, dispõe sobre a criação da CPI, através de ato do presidente da Câmara, mediante requerimento de um terço de seus membros, ou equivalente a três assinaturas. Para aprovação  do relatório final da CPI, a matéria é de dois terços.

A CPI interesse à moralidade, mas se os vereadores não tiverem a mesma concepção, ela sequer, será criada. 

Por outro lado, pode haver interesses externos, capaz de influenciar os vereadores, mas são poucas essas possibilidades. A opção  seria através do julgamento político do prefeito, com a criação da CPI e a sentença, em favor da cassação, tanto do prefeito, como o vice. A opção poderia ser articulada pelo mesmo grupo que levou o atual prefeito ao poder, porém, com alto grau de insatisfação com a gestão em andamento. O desdobramento levaria o vereador Ticão ao Palácio Parecis; numa eleição indireta, realizada pelo Legislativo. 

Quanto à Câmara, salvo engano, o prefeito Juviano Lincoln pode respirar aliviado. A Casa tem característica conservadora.

Resta, portanto, uma esperança: a Justiça. O Ministério Público, na ação principal vai denunciar o prefeito, por ato de improbidade administrativa.  
  
Quem é quem na Câmara (situação)

Antonio Santos Vasconcellos
Ligado ao presidente do Detran, Teodoro Moreira Lopes, o Dóia.
É dele (Dóia), a indicação do secretário de Educação, Nilvo Pedro Lanza.          
Não vai trair essa relação.

Carlinhos Gaino
Líder do prefeito Juviano Lincoln na Câmara. Defende o prefeito, mesmo depois que foi preterido na eleição da Mesa Diretora, que elegeu o vereador Manoel Loureiro Neto, para a presidência do Legislativo.

Bodão
É filiado ao PSDB, mas não tem perfil de oposição e nem segue a orientação do Partido.
Ouve o ex-prefeito Chico Mendes.

José Rosevaldo Severo de Souza
Está no lugar da vereadora Gisa. Deve favor ao prefeito Juviano Lincoln.

Galego
Foi eleito na coligação do prefeito Juviano Lincoln. Deve favor ao atual prefeito

Ticão
Perdeu voz e reconhecimento desde que ficou fora do Poder, sem a  presidência, mas ainda ‘manda’ no Legislativo. Deve favor ao atual e ao ex-prefeito.





Nenhum comentário:

Postar um comentário