sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Reestruturação da JBS vai beneficiar unidade de Diamantino

A JBS vai começar o processo de reestruturação de suas unidades frigoríficas no país, incluindo  duas cidades de Mato Grosso: Água Boa e Alta Floresta. Com a  desativação do setor de desossa nessas unidades, as filiais de Barra do Garças e Diamantino passarão a incorporar esses serviços.  A medida passa a valer a partir do mês de setembro. 

A unidade de Água Boa deve perder em média 50 empregos na desossa que serão repassados para unidade de Barra do Garças com capacidade de abate de 2 mil cabeças por dia. O mesmo procedimento afeta a unidade de Alta Floresta onde os empregos serão incorporados em Diamantino. 

A companhia, em nota à imprensa, pondera que as medidas se devem à queda do mercado internacional, a carga tributária de alguns estados e citou o caso de algumas unidades que serão transferidas para Mato Grosso do Sul onde os impostos seriam mais vantajosos para empresa. 

A unidade de Presidente Epitácio (SP) será desativada por causa das altas cargas tributárias e a produção será transferida para as unidades em Mato Grosso do Sul. As atividades de Maringá (PR) serão transferidas para Naviraí (MS) e de Teófilo Otoni (MG) para unidades da JBS em Iturama e Ituiutaba, ambas em Minas Gerais. Em Rondônia, a desossa será transferida de Pimenta Bueno para Vilhena.

A companhia afirma que os ajustes são necessários para integração das unidades e produção deve aumentar pelo 5% e gerar cerca de R$ 200 milhões de economia entre custos e eficiências fiscais. 

O anúncio de dobrar a produção da unidade de Barra do Garças deve estimular a geração de mais empregos na cidade. Hoje, a unidade funciona com 1.200 empregos e tem um abate em torno de 1.500 cabeças por dia. A meta anunciada é chegar duas mil cabeças criando pelo menos mais 300 postos de trabalho na cidade.

Em Diamantino, a empresa deverá instalar no município a unidade de confinamento; atualmente funcionando em Nova Mutum, com capacidade para 20 mil cabeças. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário