sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Modelo de construção de estradas usado por Blairo Maggi pode ser útil no país

“Lá no Estado do Mato Grosso, nós fizemos os consórcios rodoviários com os produtores. São  rodovias estaduais de baixo tráfego e os produtores de soja, de algodão, de milho, de madeira e de pecuária colocaram 50% do custo da estrada, enquanto o governo deu os outros 50% para eles construírem a estrada. E, em contrapartida, nós demos aos produtores, àqueles sócios – vamos chamar assim – da rodovia, o direito deles explorarem o pedágio durante 30 anos"

O ex-governador do estado de Mato Grosso, o senador Blairo Maggi chamou atenção para a baixa qualidade da infraestrutura rodoviária brasileira, na sessão plenária do Senado, em aparte ao discurso do senador Armando Monteiro.

"E não adianta dizer que precisa ter 12 mil veículos, 15 mil veículos passando por dia para ser viável uma rodovia dessas”, alertou o senador sobre a necessidade de estimular os estados a firmarem parceiras com a iniciativa privada, por meio de consórcios rodoviários, independente do tráfego das estradas.

Em contrapartida, de acordo com o senador mato-grossense  é possível dar aos concessionários o direito de explorarem o pedágio durante período pré estabelecido. "E pasme que o caixa dessas rodovias - e são rodovias de mil veículos por dia - consegue mantê-las sem nenhum buraco, com faixas pintadas, lixo catado da beira da rodovia, toda ela roçada e com as suas placas em dia. Então, é um alto negócio para quem participa, melhor ainda para a sociedade que usufrui de boas estradas, com segurança”, alertou.

Logística

O escoamento da produção nos estados, principalmente em Mato Grosso, é um problema que prejudica os produtores. “A questão de logística no Brasil é um problema sério, um problema crônico. A gente vêm modificando a situação, mas a passos de tartaruga, enquanto a produção cresce a passos de lebre, que anda muito mais. Posso dizer que temos uma representação do que não anda e do que anda.”

Para o senador Blairo Maggi, é necessário que o governo passe a incentivar os estados brasileiros a aderirem parcerias que sejam atrativas para o modelo de logística utilizado em cada região. Em Mato Gosso, lembrou, produtores locais tomaram a iniciativa de cuidar da rodovia que liga Rondonópolis a Primavera do Leste. “Portanto, há solução. O que precisa é ter coragem de fazer o enfrentamento“, finalizou.

Na região foram construídas, nesse sistema, as rodovias que ligam:  Diamantino a São José do Rio Claro e outra, entre Nova Mutum e Campo Novo dos Parecis, passando dentro do município de Diamantino. 

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